terça-feira, 12 de outubro de 2010


“O meu povo foi destruído porque lhe falta o conhecimento.” Oséias 4:6
“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Mt.22.29


“Extra!Extra! A Escola Dominical está acabando!” – Isso eu ouço dizer nos dias de hoje. Que a Escola Dominical está fraca, fora de uso e ultrapassada. Não sei quanto a você, mas pra mim ela está viva e operante! Os tempos modernos deste século pedem uma nova roupagem, uma formulação e adequação da Escola Dominical aos novos conceitos de ensino, ao dia-a-dia do cristão e ao seu novo relacionamento com a Igreja hoje. Mas os princípios básicos que norteiam a proposta da Escola Dominical, a saber, o ensino religioso, o crescimento espiritual e a base bíblica para todo cristão, não estão e nunca estarão ultrapassados.
O que vivemos hoje é uma comunidade cristã nova que por não ter uma vivência de Bíblia não reconhece os falsos profetas, se deixa levar por ventos de falsas doutrinas e facilmente é enganada por ‘lobos’ na pele de pastores. A Igreja tem vivido uma crise: “abstinência bíblica”, os irmãos não vão mais à Igreja com suas Bíblias, não costumam lê-la em casa, perderam o prazer de prescrutar e examinar as Escrituras; como, porém reter apenas o que é bom? “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim’. Atos 17:11.
Em um domingo na Igreja, quando o pastor ou pregador pede para abrir um versículo na Bíblia, se prestarmos atenção a maioria demora ‘horas’ folheando toda a Escritura para identificar o local do livro, até que frustrados por não o acharem, abrem na capa para ver a página certa. Isso reflete apenas a falta de manuseio. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8 . Que tipo de comunidade cristã queremos ser sem o estudo da Palavra? A Escola Dominical é a possibilidade de estancarmos a frustração de sermos cristãos sem conhecimento. Se quisermos pregar a Palavra de Deus ao mundo, precisamos conhecê-la. Se quisermos fazer a vontade do Pai devemos ir por todo o mundo e pregar o evangelho. Mas como pregar se não temos o que falar? Muitas pessoas reclamam que não conseguem ler a Bíblia por ser um livro muito grande e complicado...Nada mais normal do que termos então um(a) professor(a) para ensiná-la e tirar as dúvidas. As classes da Escola Dominical são a oportunidade de juntos estudarmos a Palavra que Deus revelou ao homem, para podermos andar segunda a Sua vontade e para conhecermos o Senhor! “Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119:11.”  Convido toda a comunidade de fé a dar um passo no caminho do conhecimento e do compromisso com Deus. Vamos com alegria à Escola Dominical! Um lugar feito pra mim e pra você! “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário